É muito comum, diante de uma situação que nos causa alteração das emoções, colocarmos nossos sentimentos como evidências dos resultados da situação que estamos vivendo. Com isso, matamos nossas chances de vivenciarmos novas situações para crescermos e evoluirmos.

O que acontece?

Nossas crenças e experiências anteriores negativas são ativadas em nossa mente de forma consciente ou inconsciente e isso faz com que acionemos, de maneira automática, as respostas fisiológicas da situação semelhante.
Exemplo: Quando você está acostumado a andar à cavalo e um dia ele dispara. Dependendo do impacto negativo dessa experiência, poderá ter uma sensação (emoção ativada) muito semelhante ao se aproximar de outro cavalo. É uma forma do nosso organismo nos proteger, como se quisesse nos avisar de um perigo conhecido.
O grande problema é quando esse alarme é falso, porém, ele aciona da mesma maneira e não conseguimos agir diferente.

Qual a melhor forma, então, para lidar com essa situação?

Parece simples à primeira vista, mas na prática exige um esforço considerável. É preciso enfrentar a situação, de maneira consciente e mesmo com medo, não deixar que ele domine nossos comportamentos, mas sim, entendermos que, o fato de sentirmos uma sensação desagradável não significa necessariamente que aquilo dará errado ou será ruim.
Lembre-se, uma experiência nunca será vivenciada da mesma maneira. A cada momento vivido será uma oportunidade de fazer melhor do que antes. Sentimento não é evidência.

Por Jaqueline Maia | CRP 04/48086

Veja também:

Siga-nos nas redes sociais!