Psicologia

Esportiva

 

Ao se trabalhar com o aspecto psicológico de um esportista, pode-se utilizar qualquer uma das variadas abordagens psicológicas que são conhecidas hoje. Entre elas, a abordagem da TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) tem sido bastante utilizada no assessoramento de atletas e equipes esportivas, tanto de base quanto de alta performance.

Como a TCC pode ajudar o atleta/equipe?

  • A compreender a situação de competição na qual está inserido para clarificar a forma como ele vai reagir a essa situação.
  • Focar no aqui e agora para otimizar as soluções dos problemas ou potencializar as capacidades.
  • Promover o controle emocional a partir de técnicas cognitivas, ajudando o atleta e o técnico a identificarem, analisarem e reestruturarem os pensamentos disfuncionais com o objetivo de obter desempenhos mais adaptados ao treinamento técnico e tático.
  • Flexibilizar o processamento de informações das situações, diminuindo a rigidez e permitindo a promoção da autodescoberta, da exploração das diversas habilidades e estratégias.
  • Desenvolver habilidades funcionais existentes e aprender novas, promovendo a auto eficácia, a independência, a reflexão e a autoajuda para atletas e treinadores alcançarem suas metas, a partir de estratégias bem estruturadas.

A preparação psicológica de um atleta deve ser contínua, desde as categorias de base até as de ponta, pois a partir desse treinamento de habilidades psicológicas, atletas e treinadores desenvolvem estratégias mentais que, de acordo com Adriana Lacerda (citado por Wolff, 2015) os ajudam a “estabelecer planos específicos para lidar com adversidades, aumentando, assim, a autoconfiança; lidar com distrações e imprevistos praticando várias rotinas antes e durante a competição; ter a capacidade de bloquear eventos e pensamentos irrelevantes, concentrando-se no desempenho imediato, repetir diversas vezes a rotina mental durante a competição; focalizar o que é controlável, ou seja, não voltar a atenção ao adversário; desenvolver planos de competição bem detalhados; aprender a regular níveis de ativação e ansiedade.”

A prática nos evidencia que a TCC é uma abordagem psicológica eficaz e o aumento de informações científicas sobre o assunto que ela proporciona, torna-se possível contribuir para um maior rendimento dos atletas diante de tantas pressões. Assim, a TCC ajuda os esportistas a obterem um rendimento mais eficaz.

+55 31 3284-5922
+55 31 98331-1094
cognitivacentrodeterapia@hotmail.com
Rua Padre Rolim 769, sala 704 -  Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG -Brasil

Fique por dentro das novidades da clínica.