Fundada no ano de 2012, a Clínica Cognitiva Centro de Terapia é uma clínica especializada em atendimentos psicoterapêuticos que adota a abordagem cognitivo-comportamental. Os atendimentos clínicos visam crianças, adolescentes, adultos, idosos, atletas, casais e famílias. Buscamos contribuir para o equilíbrio psicológico, ajudando na flexibilização de crenças e consequente abandono dos comportamentos disfuncionais. Reforçamos a utilização das emoções de forma mais assertiva. Estimulamos as forças pessoais e o resgate dos valores essenciais e sentido de vida.

Nosso trabalho consiste na investigação profunda das crenças e condicionamentos do indivíduo, com a finalidade de reconstruir os pensamentos e crenças e promover comportamentos mais assertivos de forma a capacitá-lo a atingir suas metas e objetivos de vida. Almejamos ajudar o paciente a ressignificar momentos difíceis e a ser mais autônomo na solução de seus problemas. Ensinamos as pessoas a valorizar e explorar suas potencialidades individuais, contribuindo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Além disso, trabalhamos com grupos de crianças e adolescentes aplicando o método Friends e oferecemos atendimento em grupo para auxiliar no emagrecimento. Somos um centro de serviço autorizado Cogmed, que é um treinamento de memória operacional reconhecido internacionalmente.

Por fim, promovemos também grupos de supervisão clínica para profissionais da área. Temos cursos de aperfeiçoamento profissional como a certificação para a utilização do Cogplanner: Agenda Cognitiva e um curso de formação para psicólogos e psiquiatras: Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Clínica. Somos um time de psicólogos altamente qualificados, prontos para te ajudar. Hoje a nossa equipe tem 5 psicólogos especializados e supervisores clínicos em TCC Renata Borja, Allan Correia, Virgínia Grassi, Marisa Santiago e Isaura Vilela, além de outros psicólogos capacitados: Larissa Quaresma, Jaqueline Maia, Elayne Santos, Daiana Zanandrais, Alzira Messer.

Renata Borja Pereira Ferreira de Mello nasceu em 15 de março de 1972 na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, Brasil. Formou-se em Psicologia pela FUMEC em 1995 e em Letras pela UFMG em 2000. Tem mais de 20 anos de prática em psicologia clínica. É mestre em Relações Interculturais pela UAB em Lisboa com a pesquisa: Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: Perspectiva intergeracional e intercultural.

Psicóloga Especialista Clínica com especialização em Terapia Cognitiva pelo ITC (Instituto de Terapia Cognitiva em São Paulo). É Criadora do “Cogplanner: Agenda Cognitiva”, que é um tipo de agenda pessoal que visa o equilíbrio pessoal através da promoção de pensamentos funcionais associados à organização, planejamento, metas e estratégias de resolução de problemas. O Cogplanner é uma espécie de ferramenta de life coaching que pretende capacitar pessoas a tornarem a vida pessoal mais organizada, tranquila e saudável. Esse trabalho foi apresentado por ocasião do segundo congresso internacional de coaching cognitivo-comportamental em Athenas na Grécia em junho de 2016.

Supervisora clínica e coordena grupos de supervisão clínica em TCC na Cognitiva Centro de terapia.  Trabalhou como supervisora no curso de especialização em Terapia Cognitiva do ITC por 4 anos. Professora do curso de Terapia Cognitivo Comportamental do CEAP.

Além disso, é líder comunitária e idealizadora do Movimento Mangabeiras Sudoeste Unido, criado para implementar a rede de vizinhos protegidos e melhorar as condições de segurança dos bairros Comiteco e Mangabeiras em BH. Palestrante em órgãos governamentais e privados e congressos de psicologia e medicina nacionais e internacionais com a apresentação de trabalhos.

Por fim, participou do programa de treinamento em Terapia Cognitiva oferecido pelo Instituto Beck na Filadélfia com o Dr. Beck e Dra Judith Beck. Participou de workshops com os maiores nomes da TCC e da Terapia Racional Emotiva no mundo. Participou do Livro recentemente lançado: “Abordagens Cognitivo-Comportamental no contexto escolar”, com o capítulo intitulado: “As crenças do educador podem contribuir para o sucesso educacional?” Foi coordenadora da tradução para a língua portuguesa do manual da APA: “os 20 princípios mais importantes da psicologia para o ensino e aprendizagem de estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”. Fez curso de formação em logoteoria com a Marta Iglesias. Membro e atual diretora de afiliação da ABPC (Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva). Afiliada da APA (Associação Americana de Psicologia).

Quer conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho e ficar sempre por dentro das novidades?

Nosso

Espaço

+55 31 3284-5922
+55 31 98331-1094
cognitivacentrodeterapia@hotmail.com
Rua Padre Rolim 769, sala 704 -  Santa Efigênia
Belo Horizonte/MG -Brasil

Fique por dentro das novidades da clínica.