Tanto se ouve falar que o nosso pensamento cria nossa realidade, mas afinal de contas, como isso acontece?
Um dia, uma amiga conversando sobre esse assunto, disse que parecia até uma ligação da nossa mente com uma impressora 3D, que imprimiria aquilo que estaríamos pensando e o universo se encarregaria de nos entregar a “encomenda” a qualquer momento.
Segundo muito do que já li e ouvi, essa me pareceu ser mesmo uma boa analogia. Porém, com o olhar da psicologia, podemos entender isso de maneira mais realista.
Que todas as coisas que existem passaram antes pelo pensamento, isso é um fato. Pense na sua casa, no seu carro, no dispositivo pelo qual está lendo esse texto agora. Tudo isso foi criado primeiro na mente de quem as idealizou, depois foram materializadas através de ações. Nada mágico ou místico nisso, certo?
O que você pensa, o que deseja, cria primeiro uma imagem mental com detalhes. Quanto mais específicos os detalhes, mais nítida se torna a imagem. Ela é carregada de sentimentos porque você se imagina de posse dela, vendo, sentindo, ouvindo, etc. À medida que você se move em ação para alcançar seu objetivo, acontece algo muito interessante… seu cérebro se atenta às oportunidades. Já pensou sobre isso?
Pense em quando quis comprar ou trocar de carro. Que carro era? Qual a cor, o ano, o modelo, o preço? Enfim… os detalhes estavam claros em sua mente. Depois você começou a olhar na rua e inevitavelmente, começou a enxergar todos os carros iguais ao que queria adquirir. Seu cérebro começou a se atentar ao seu desejo, a prestar atenção à sua volta. E por esse motivo você começou também a reparar nos anúncios que muitos desses carros à venda tinham em seus vidros, nas promoções das concessionárias, nas conversas que falavam em compra e venda desse carro e a fazer várias pesquisas na internet. Até que em um determinado dia você conseguiu comprá-lo.
Percebe que não existiu mágica, mas existiram as oportunidades a partir do momento em que você se moveu para aquilo que desejava? Mas para que tudo isso fosse possível, primeiro precisou existir o pensamento. Pensamento que gerou emoção, que gerou comportamento, que gerou resultado.
Renata Borja Pereira Ferreira de Mello | Psicóloga – CRP: 04/13403
Veja também:
Siga-nos nas redes sociais!