Compreender nossas emoções significa entender, em primeiro lugar, que as emoções fazem parte de nós, que não podemos escolher o que vamos sentir, nem mesmo sua intensidade. Sentimos, simples assim!

Quando perdemos algo ou alguém que gostamos muito, que é significativo para nossa vida, nos sentimos tristes. Como dito acima, é um sentimento natural, experimentado por todos os seres humanos. Esta emoção provoca em nosso corpo várias sensações. Para uns, podem surgir dores, para outros, sensação de peso, de aperto no peito. Mas, apesar de não ser agradável sentir-se triste, a tristeza nos possibilita refletir sobre algo, sobre nós, sobre nossos valores, sobre o que almejamos para nossa vida. E, a partir destas reflexões, promover mudanças em nosso comportamento ou mesmo, mudança de vida.

Tudo nesta vida tem sua boa medida, nem mais, nem menos, não é mesmo? Com as emoções, isso não é diferente. Sentir-se triste em demasia pode nos levar a ficar ruminando pensamentos, buscando culpados, podendo levar a processos depressivos. Por isso, sempre que sentirem necessidade, busquem ajuda. Este autocuidado é crucial para nossa saúde mental.

Texto escrito por Eline Santos (CRP 04/14943)

Profissional Responsável: Renata Borja Pereira Ferreira de Mello Psicóloga – CRP: 04/13403

Siga-nos nas redes sociais!