Por Jaqueline Maia

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria o trauma é:
“(…) a experiência pessoal de um acontecimento que envolve a morte ou ameaça de morte ou ferimento grave, ou ameaça à integridade física; ou testemunhar um acontecimento que envolve a morte, ferimento ou ameaça à integridade de outra pessoa; ou ter conhecimento de uma morte inesperada ou violenta, ferimento grave ou ameaça de morte ou doença grave num familiar ou amigo próximo (…). A resposta da pessoa ao acontecimento tem de envolver medo intenso, impotência ou horror (…)” (DSM, p. 424)
Uma das características do trauma é que ela pode ser causada por um único episódio de forte impacto emocional ou por repetição de um evento que cause medo e forte aversão à situação, provocando modificações significativas em seu funcionamento psíquico. No entanto, a experiência traumática vivida por uma pessoa está intimamente ligada com suas percepções, por isso, nem todo evento que causou um trauma em uma pessoa, provocará em outra que passar pela mesma situação.
As psicoterapias combinadas com um tratamento psiquiátrico, mostram ótimos resultados no tratamento de traumas, ajudam o paciente a compreender e a ressignificar as experiências traumáticas, ajudando-o a viver de modo mais saudável e tranquilo.

Veja também:

Siga-nos nas redes sociais!