Hoje vamos falar sobre uma emoção quente! Quente mesmo, daquelas que esquenta o corpo, ruboriza a face e nos deixa prontinhos pro ataque: a raiva!
Todas as vezes que estivermos em uma situação que ameace nossa integridade física, emocional, social, nosso bem estar, nossos valores esta emoção poderá vir à tona preparando nosso corpo para a defesa necessária.
Por este motivo, o coração dispara mandando sangue para os membros superiores, tornando nosso braço com maior prontidão para a luta, muitas vezes, com uma força que desconhecíamos em nós mesmos.
Nossa pupila se dilata para vermos melhor o alvo. Nossas mãos se fecham sem percebermos, protegendo os dedos e tornando-se um bom instrumento de luta.
Estas sensações emocionais são naturais de nossa espécie, acontece de forma inconsciente. Em nosso dia a dia nos sentimos com raiva algumas vezes e não precisamos, por isso, lutar com alguém.
Outros recursos podem ser acionados para lidarmos com o problema, com as pessoas envolvidas, com nossos sentimentos. Mesmo assim, nosso corpo biológico sempre cuidará para nos deixar em prontidão.⠀
Texto por Eline Santos (CRP 04/14943)
Profissional Responsável: Renata Borja Pereira Ferreira de Mello Psicóloga – CRP: 04/13403⠀
Siga-nos nas redes sociais!