Quantas vezes já fez coisas que não queria porque não conseguiu dizer “NÃO”? Pois é, por algum motivo achamos que dizer não pode magoar ou soar grosseiro e assim acabamos falando mais “SIM” do que gostaríamos.

E quando aceitamos fazer tarefas que não queremos, muitas vezes acabamos fazendo-as de mal jeito ou até mesmo nem as fazemos. Então os laços pessoais/profissionais acabam enfraquecidos.

E QUAL A HORA CERTA DE DIZER “NÃO”?

Bem, primeiro é preciso entender que um “não” nem sempre vai significar se fechar para ajudar alguém ou realizar uma nova tarefa. Muitas vezes significa um “no momento não.”

Com isso em mente fica mais fácil entender a hora certa de dizer “não”. Assim a primeira coisa que se precisa fazer quando se recebe um pedido de ajuda ou para fazer uma nova tarefa é pensar um pouco em você.

Você pode fazer o que te pediram? Aí suas prioridades, compromissos e necessidades tem que ser analisadas. Após isso, você pode encontrar um meio termo para poder realizar essas atividades, ou realmente não faze-las.Você também que analisar se você deve fazer.

Pode ser que te pediram para fazer uma coisa que você não gosta e, sendo assim, dizer “não” garante que você não fique triste ou frustrado pelo o que fez. Se valorizar é importante.

Se pergunte: eu preciso? Porque as vezes não existe uma necessidade de executar uma tarefa, seja por não ser da sua área de trabalho ou seja porque você não precisa ser um “super-humano” que ajuda todo mundo.

Vai ser bom para você? Se não te agregar nada ou de alguma forma te prejudicar, diga não!

E a última pergunta a se fazer é: será que você quer fazer? As vezes por vários fatores você não está disposto para fazer o que te pediram e não é errado negar caso não queira.

Psicóloga responsável: Renata Borja | CRP 04/13403

Veja também:

Siga-nos nas redes sociais!