Você sente ansiedade na hora, ou antes de dormir? Fica pensando demais nas coisas que tem para fazer no dia seguinte, ou imaginando cenários futuros? Como você lida com isso?

 

A forma como lidamos com a nossa ansiedade na hora de dormir pode impactar negativamente o nosso sono. Nesse texto, abordarei o que é a ansiedade e quais são estratégias funcionais e disfuncionais para lidar com ela. Dessa forma, espero te ajudar a ter um sono melhor! Vamos lá?

 

Primeiramente, é importante trazer a definição de ansiedade: ela é uma emoção que vem de um pensamento de risco, perigo, ameaça, dúvida, incerteza e/ou receio do futuro. E esses pensamentos “vem”, surgem na nossa mente, de forma involuntária, sem nós querermos e/ou planejarmos a ocorrência deles. Ou seja, nós não temos controle sobre esse surgimento. E até aí, tudo bem. Isso é algo normal, pode acontecer e, muitas vezes, acontece. 

 

No entanto, o verdadeiro problema começa no momento em que começamos a utilizar estratégias disfuncionais para lidar com essa ansiedade. Uma delas, muito comum, que as pessoas usam na tentativa de enfrentar e regular o pensamento de ansiedade e a emoção ansiedade quando  surgem na hora de dormir é a preocupação. E o que seria a preocupação? É uma estratégia, um comportamento pelo qual pensamos demais. 

 

Para entendermos melhor essa estratégia, segue um exemplo. Imagine uma pessoa que já está deitada na cama para dormir e “vem” um pensamento na mente dela do tipo: “e se não der tempo de fazer tudo que eu tenho para fazer amanhã?”. Ela fica ansiosa quando pensa isso e passa a se preocupar logo em seguida, como uma forma de tentar lidar com o pensamento e a emoção dela: “e se eu não der conta de fazer tudo? E se eu passar isso para depois de amanhã? E se eu me atrasar? E se não der tempo?”. E por aí vai. A pessoa começa a pensar/se preocupar com as coisas que ela tem para fazer no dia seguinte, com objetivo de se organizar e planejar. E quais as consequências dessa estratégia para a pessoa? Ela fica ainda mais ansiosa e, muitas vezes, tem dificuldade para dormir. 

 

O que fazer, então? Uma das coisas, é a seguinte: para nos organizarmos e nos planejarmos para o dia seguinte, nós não precisamos nos preocupar. “Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”. Ou seja, a preocupação é uma coisa e o planejamento é outra. Procure se organizar e planejar anotando as coisas que você tem para fazer no dia seguinte, utilizando uma agenda ou um caderno. E estabeleça um horário para fazer isso, que não seja na hora de dormir, deitado na cama. Além de anotar planos e tarefas para o dia seguinte, separe um momento antes, no seu dia, para anotar tudo que está pensando. Não leve problemas para a cama. 

 

Uma outra estratégia que ajuda muito é adiar as suas preocupações. Caso você se perceba pensando demais na hora de dormir, adie as suas preocupações, dizendo, a si mesmo: “Pare! Isso é apenas um pensamento. Não vou me engajar nele agora. Vou deixá-lo de lado e me preocupar com ele depois. Vou deixar para pensar nisso amanhã”. É difícil fazer isso? No começo sim, mas é possível. Todos nós podemos aprender a fazer. Insista, persista. E mesmo se você fizer isso e se pegar preocupando de novo, adie novamente. O que pode ajudar e ajuda, também, é colocar na agenda um horário para se preocupar. Esse horário não deve exceder mais do que 15 minutos, e você também não é obrigado a utilizá-lo. Inclusive, a maioria das pessoas escolhe não utilizá-lo. Essas estratégias vão te ajudar a descobrir que você tem controle sobre as suas preocupações. 

 

Assim, apesar de não termos controle sobre o surgimento dos nossos pensamentos e sentimentos, controlamos o que vamos fazer com eles, como vamos lidar com eles. Nós temos controle sobre os nossos comportamentos. E a preocupação, como mencionei, é um comportamento. Não podemos deixá-la atrapalhar nosso sono, que é um dos principais fatores que regulam a nossa estabilidade emocional,  atenção,  motivação e  humor. 

 

Espero que esse texto te ajude a lidar melhor com a sua ansiedade e a diminuir as suas preocupações. Espero que ele te ajude a ter uma melhor noite de sono.