Ano novo, vida nova. Quantas vezes já não nos dissemos isso? A realidade é que o ano muda, mas geralmente a nossa vida continua a mesma. Todo fim de ano é a mesma coisa, correria, compras atrasadas, festas, muitas festas…. Não temos tempo para nada. Mas o que seria nada? Penso que o nada seria o próprio ócio, o descanso, curtir a família, os amigos…. Temos tantos compromissos que mesmo o convívio social que deveria estar em alta nessa época, fica comprometido. É claro que nos sentimos bem em poder reencontrar amigos, familiares, e fazermos confraternizações nos locais de trabalho, mas muitas vezes estamos presentes em corpo e ausentes na alma. Ficamos com aquela sensação de que iremos nos sentir melhor quando o ano começar, e enfim conseguirmos um tempinho para viajar e descansar, não é mesmo? Não é incomum nessa época ficarmos mais reflexivos, fazendo um balanço das metas que conseguimos ou não realizar durante o ano.
O novo ano nos impulsiona a criar novas metas e se não tivermos conseguido cumprir as metas do ano que acaba, podemos nos sentir mais melancólicos e culpados, e desmotivados a planejar. No entanto, nem sempre observamos que se nós somos sujeitos pensantes e como tal podemos decidir o que pensar e com isso podemos determinar o que queremos ou não. Podemos começar o ano decidindo pensar nas nossas habilidades, acreditando nas nossas metas, amando os que nos rodeiam e proporcionando alegria. Quem sabe se ao invés de somente desejarmos paz uns aos outros nos comprometêssemos em proporcionar a paz no mundo que nos cerca, um dia de cada vez. Queixamo-nos do que fazem conosco, mas esquecemo-nos do nosso poder, do nosso livre arbítrio, da nossa capacidade de amar, de perdoar, de sermos fonte de mudança para nós e para os que nos cercam.
Talvez se decidirmos amar, promover a paz, por somente um dia, e no próximo dia nos comprometermos novamente com isso, podemos mudar a nossa realidade e realmente fazermos jus ao dito Ano Novo, Vida Nova. Que tal tentarmos? Afinal é só um dia. Um dia de cada vez.
Feliz Ano Novo
Feliz Vida Nova
Feliz decisão, grandes realizações.
São os votos de Renata Borja e Família
Aqui vai um vídeo editado pelo meu irmão Marcelo em 2007, que vale a pena ver e refletir.
Feliz 2011.