A Ciência Psicológica tem muito a contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem na sala de aula. Ensino e aprendizagem estão intrinsecamente ligados a fatores sociais e comportamentais do desenvolvimento humano, incluindo cognição, motivação, interação social e comunicação. A Ciência Psicológica também pode fornecer informações importantes sobre instrução eficaz, ambientes da sala de aula que promovem aprendizagem e uso adequado de avaliação, incluindo dados, testes e medição, bem como métodos de pesquisa que orientam a prática. Nós apresentamos aqui os princípios mais importantes da psicologia – os “20 mais importantes” – que seriam de grande utilidade no contexto do ensino e aprendizagem na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como as implicações de cada um quando aplicados em sala de aula. Cada princípio é nomeado e descrito; literatura de suporte necessária é fornecida e sua relevância para a sala de aula é discutida.

 

Acesse o material aqui

Ficha técnica:

Autores contribuintes:

  • Joan Lucariello, PhD
  • Sandra Graham, PhD
  • Eric Anderman, PhD
  • Bonnie Natasi, PhD
  • Carol Dwyer, PhD
  • Russ Skiba, PhD

Organizadora da Tradução brasileira:

  • Renata Borja Pereira Ferreira de Mello

Tradução:

  • Daiana Zanandrais Cunha

Supervisora e Revisora Técnica da Edição Brasileira:

  • Renata Borja Pereira Ferreira de Mello