Eduardo Almeida/RA Studio

Renata Borja*

Moro em Belo Horizonte desde que nasci, e sinto-me feliz e realizada. Escolhi o Bairro Mangabeiras pensando, primeiramente, na família. Meus pais e sogros moram aqui há mais de 30 anos. Foi nesse bairro que construí meus alicerces e meus amigos.

Sempre almejei o sucesso na carreira, mas não me esqueci do que realmente era importante para mim. Sou psicóloga e acredito que precisamos mostrar às pessoas quem somos verdadeiramente. E minha essência acredita na família, na natureza e na solidariedade. Esses são os meus valores, praticados todos os dias.

Lutei muito, junto a meu marido, para construir uma casa que nos proporcionasse contato direto com a natureza. Hoje, minha casa representa a realização de um sonho. Sempre tive a consciência de que a natureza precisava de mais pessoas a seu favor, por isso desenvolvi um projeto arquitetônico com base na sustentabilidade. A cada tijolo encaixado e árvore plantada, eu me sentia mais realizada e de bem com a vida.

Construí a casa pensando também no bem-estar dos meus filhos e, por isso, plantei árvores frutíferas, montei uma quadra para eles e uma casinha na árvore. Crianças devem ter contato com a natureza e andar descalças na terra. Eles adoram colher jabuticabas e outras frutas no pé. Gosto de ter um tempo dedicado a isso. Ter uma vida feliz depende muito de como você se dedica às pessoas que mais a amam. Por isso, costumo levá-los ao clube, permito que eles levem seus amigos para brincar lá em casa, e aproveito esses momentos para reunir os pais das crianças. Assim, nós, adultos, também temos um tempinho para nos distrair e jogar conversa fora.

Meu bem-estar depende de pouquíssimas coisas. Fico feliz em poder sentar na varanda e ler um livro ou apenas deslumbrar a vista privilegiada para a Serra do Curral. Somente o fato de ver meus filhos crescendo saudáveis e em contato com a natureza, plantar e cuidar do jardim me deixa relaxada e feliz.

* Psicóloga e especialista em terapia cognitiva