A última previsão para o fim do mundo falhou como todas as outras. Nem mesmo o povo Maia tão avançado para seu tempo e tão sábio no que se refere a conhecimento do Universo conseguiu prever com exatidão o nosso fim. Na realidade, eles não previram um fim, apenas produziram um calendário que terminava no último dia 21. Nós é que interpretamos isso como uma evidência de que o fim do mundo aconteceria nesta data.
Fico me perguntando por que nós seres humanos queremos tanto saber sobre o futuro, já que nenhuma dessas previsões catastróficas de fim se concretizou até hoje. Essa idéia de fim de mundo já é bem antiga e existem evidências de que em vários momentos do passado os nossos antepassados acreditaram num fim de mundo durante seu período de vida. Que o mundo vai acabar um dia, isso é um fato provável, e de que adianta prever quando? A imprensa noticiou pessoas que estavam se prevenindo estocando comida para caso o mundo acabasse. Como assim? Se o mundo tivesse acabado mesmo de que adiantaria ter feito um estoque preventivo? Não iríamos todos morrer????? Para aqueles que acreditavam no fim do mundo, não teria sido melhor ter tirado férias e/ou ficado mais tempo com a família, amigos, curtindo os últimos momentos juntos ao invés de perder tempo se precavendo para o fim do mundo em que todos morreriam mesmo?
Estamos caminhando para 2013 e quem está lendo este post ainda está vivinho da Silva. Ainda bem! Já que sobrevivemos, ainda temos tempo de fazer o nosso mundo melhor antes que ele acabe. Podemos mudar as nossas cognições de forma que elas nos ajudem ao invés de nos fazerem perder tempo com coisas sem sentido. Preocupação não nos ajuda, muito pelo contrário, mas ocupar-nos resolvendo problemas, ou pelo menos TENTAR e ARRISCAR nos traz uma alegria enorme e a sensação de dever cumprido, mesmo que as nossas metas não tenham sido completamente realizadas. E foi acreditando nisso que tive um 2012 fabuloso e repleto de realizações. Quero agradecer a todos que estiveram comigo este ano. Aos meus amigos e familiares, meus pais, irmãos, meu marido e filhos que acreditam, me incentivam e se orgulham das minhas “loucuras” por um mundo melhor. Aos meus vizinhos que compraram a briga junto comigo contra a violência, injustiça, trânsito caótico, má conservação do nosso bairro e cidade. Aos vereadores, polícia e autoridades que apoiaram a nossa causa e tem nos ajudado na resolução de alguns dos nossos problemas. Às pessoas que me procuram no consultório e me possibilitam poder ajudá-las e que me ensinam a cada dia a ser uma pessoa melhor. Às minhas clientes no bazar que me ajudam a colaborar com o Precioso Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, que tirou as pessoas do lixo e criou uma nova comunidade no sertão de Pernambuco. Aos meus funcionários, parceiros comerciais, prestadores de serviço e a todos os outros que de alguma forma estiveram comigo em 2012 contribuindo para esse desfecho produtivo. Desejo a todos um Natal Maravilhoso e que Cristo possa renascer cada dia no coração de cada um trazendo paz, alegria, saúde e, principalmente, vontade, motivação e força para caminharmos juntos fazendo o bem. Desejo a todos que o dia 21 de dezembro de 2012 marque o fim de um mundo individualista, violento, egoísta, frio, competitivo, consumista. Que em 2013 as pessoas se tornem mais honestas, amorosas, comprometidas, generosas, amigas, justas, cidadãs. A começar por nós mesmos. Feliz Natal! Um Maravilhoso 2013!