Por Larissa Quaresma
Nesta quarta-feira, dia 03/06, aconteceu o dia da conscientização dos transtornos alimentares.
Você provavelmente já ouviu alguém dizer que está comendo mais durante a quarentena ou talvez esse alguém seja você. O momento atual de instabilidade e incertezas tem gerado o aumento da ansiedade, e muitas pessoas têm relatado episódios de compulsão alimentar. Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliá-lo:
1. Estabeleça uma rotina. Fazer uma lista de tarefas do dia ajuda na organização e cumprimento destas, diminuindo assim a procrastinação e ansiedade por falta de planejamento, o que muitas vezes gera uma compensação na comida.
2. Invista em atividades que diminuam seu nível de ansiedade como meditação, técnicas de respiração e relaxamento.
3. Tenha uma alimentação equilibrada e com variedade de alimentos. Priorize alimentos in natura em detrimento dos riscos em açúcar, gorduras e conservantes, como os industrializados. Não foque na restrição de alimentos agora, mas em opções variadas e saudáveis disponíveis.
4. Reserve um tempo para a alimentação. Horários pré-determinados para realizar suas refeições ajuda a evitar lanches “fora de hora”. Mantenha a atenção plena durante a alimentação, mastigando mais vezes e mais lentamente os alimentos. Assim, você consegue saboreá-los melhor e ter maior consciência sobre sua saciedade.
5. Mantenha uma rotina de exercícios. Manter o corpo em movimento nos auxilia a manter a saúde mental, pois nos proporciona maior disposição e bem-estar e diminui nossos níveis de estresse.
6. Tenha uma rotina de sono. Horários regulares para dormir e acordar são importantes para uma rotina saudável. Estar cansado por falta de sono pode ser um preditor para que você coma mais.
7. Procure observar os momentos em que exagerou na alimentação. Identifique que pensamentos estiveram presentes quando isto aconteceu. Pensamentos de permissão, como: “eu mereço este doce”, podem justificar esse modo de agir, onde há uma fome muito mais emocional do que fisiológica.8. Inclua atividades de lazer na sua rotina. Busque outros prazeres além da comida no seu dia a dia. Muitas pessoas estabelecem a comida como única fonte de prazer, tendo dessa forma um consumo exagerado em alimentos, especialmente os ricos em açúcar.