“Será que o atendimento online funciona?”
“Será que é uma terapia válida?”
“Eu vou conseguir um profissional capacitado para realizar os atendimentos online de forma ética e segura?”
“Eu conseguirei me expressar, me conectar e promover as mudanças que eu necessito?”
Se você já se deparou com alguma das questões acima ou conhece alguém que deseja fazer um processo de autodescoberta estando em casa, mas gostaria de obter as respostas para suas dúvidas em relação a essa modalidade de atendimento psicológico, sugiro que leia esse texto, preparado com carinho e com objetivo de esclarecer alguns questionamentos muito comuns, no que se refere aos atendimentos online.
Atendimento online é uma modalidade de atendimento psicológico regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) através da Resolução No 11 / 2018. Trata-se de uma prática que vigora há bastante tempo e no atual cenário mundial, em que devemos manter o isolamento social é super indicado para combater a disseminação do novo corona vírus. Nesse contexto nota-se que a internet tem um papel fundamental, pois através dela podemos nos aproximar de familiares e amigos, e nos conectar com profissionais capacitados para suprir nossas necessidades físicas, biológicas e também no que se refere a nossa saúde mental.
Os atendimentos clínicos individuais, de casais, famílias, crianças e adolescentes, desde que autorizados pelos responsáveis, são realizados de forma segura e prática através de plataformas online apropriadas ao bom funcionamento da sessão e apenas através de tecnologias com sistema de criptografia.
Os psicólogos da Cognitiva são devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais e cadastrados no site e – Psi, em cumprimento às exigências do CFP para os atendimentos online.
A equipe atua com Terapia Cognitivo Comportamental, utilizando-se de técnicas cientificamente comprovadas e que promovem o alcance de excelentes resultados. Os psicólogos estão em constante aprimoramento profissional através da realização de cursos de capacitação, reuniões de equipe e supervisão clínica com especialistas da TCC, o que garante um atendimento de qualidade.
Nossos pacientes são acolhidos e instruídos quanto ao funcionamento do processo terapêutico e igualmente orientados a estarem em local privado, para que a intimidade dos mesmos seja protegida, segura, de forma a mantermos o sigilo da comunicação e a ética dos atendimentos, conforme explicitado no código de ética do psicólogo.
Dessa forma, o atendimento online é considerado funcional e é também uma terapia válida, sobretudo em tempos de quarentena, período em que a qualidade dos nossos pensamentos pode estar comprometida em razão das tantas mudanças que surgiram de forma bastante inesperada.
Algumas pessoas, sentem-se receosas de aderir a essa modalidade de atendimento, afinal, é ainda novo, para elas. Nosso compromisso é ajudá-los a vencer esse medo e a resistência gerada através dele. Assim, nos esforçamos para criar condições para que você se expresse e nos conectamos a você a fim de promovermos as mudanças necessárias para o seu bem estar emocional.
Confie em si mesmo para lidar com as mudanças da vida, mas lembre-se que você não precisa enfrentá – las sozinho (a).
Se você tiver alguma dúvida sobre o atendimento online, faça um contato conosco. Teremos grande alegria em esclarecer para você.
Por Elayne Novais | CRP 04/33621
Veja também:
Siga-nos nas redes sociais!